segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ouvi dizer

Ouvi dizer que somos feitos de areia.
Ouvi dizer que nosso peito é duro.
Ouvi dizer que as palavras são secas e secam o desejo dos homens.

Ouvi dizer que há alegria,
mas o mundo vive rodando na escuridão.
Ouvi dizer que os poetas conhecem os sentimentos,
mas na verdade eles batem para o lado contrário.
Ouvi dizer que a vida é simples,
mas a simplicidade da vida está na sua fragilidade.

Ouvi dizer que os loucos não dormem.
Ouvi dizer que o amor não existe.
Ouvi dizer que faz muito frio de noite.

Ouvi dizer que toda criança tem futuro,
mas a inanição já provou o contrário.
Ouvi dizer que os sábios vivem,
mas a sabedoria é a base do engodo.
Ouvi dizer que os governos caem,
mas os corpos também.

Ouvi a lágrima gotejar no chão gelado.
Ouvi os estertores de um moribundo.
Ouvi a voz entrecortada de um pequeno assustado.

Ouvi quando o vento disse preste atenção,
mas eu não devia ter obedecido.
Ouvi quando outros suspiraram morte,
mas fiquei vivo para sentir falta.
Ouvi quando o sol nasceu,
mas ele negou seus próprios raios.

Ouvi dizer que a solidão dói nos ossos.
Ouvi dizer que o silêncio dói no estômago.
Ouvi dizer que a chuva dói nos olhos.

Ouvi dizer que Deus existe com certeza,
mas ele se decepcionou com o mundo.
Ouvi dizer que a Terra girava,
mas ela se arrasta, sôfrega.
Ouvi dizer que os prédios têm olhos,
mas só vejo o meu reflexo.

Ouvi dizer que o mundo é uma mentira.
Ouvi dizer que os sentimentos são uma falácia.
Ouvi dizer que ficamos cada dia mais sós.

Ouvi dizer que somos donos do futuro,
mas ele ainda nem existe.
Ouvi dizer que o passado já passou,
mas ele já existe.
Ouvi dizer que o presente é fugidiço,
mas eu nunca o encontrei.

Ouvi o rebento chorar, já enfastiado ao nascer.
Ouvi o mundo cair em pedras e se tornar também areia.
Ouvi o coração retumbar o sangue que jorrava do morto.

Ouvi o amor dizer que ama,
mas ele estava rouco.
Ouvi dizer que a poesia queria ter significado,
mas significava ainda pouco.
Ouvi dizer que a mesa era cheia,
mas quem me disse era um louco.

Ouvi muito por muito tempo.
Então,

meus olhos secaram

meus ouvidos endureceram

e minha boca se calou.

Caio Mello
28/11/2011



Um comentário:

  1. Ouvi dizer tanta coisa e nada adiantou... No final só o silêncio restou.

    Amei esse!

    ResponderExcluir